RESUMO DO PROJETO




Imagem Internet




O presente projeto origina-se de preocupações voltadas para a prática docente de professores que se iniciam na docência e dos desafios e dilemas mais freqüentes que esses professores enfrentam, como aprender a adaptar seus saberes disciplinares à realidade do cotidiano, a gestão da sala de aula, a refletir sobre sua prática e outras que ficam no entorno da ação docente institucional. Trata-se de privilegiar, mediante ações formativas especificas, os professores iniciantes que poderão construir sua percepção sobre sua prática e desenvolver possibilidades de ação no enfrentamento dos desafios encontrados.

O projeto tem como objetivo construir diálogos que articulem teoria e prática na formação inicial e no exercício profissional da docência, por meio de acompanhamento pedagógico, possibilitando a investigação e a construção/ aplicação de tecnologias sociais para a formação docente. Nesta perspectiva, o projeto assume o compromisso social, político e ético, voltado para uma sólida concepção teórica no âmbito da interdisciplinaridade nas áreas específicas de conhecimento científico, pela unidade entre teoria e prática, por meio de acompanhamento pedagógico. Espera-se, como produto da pesquisa-formação, a construção de tecnologias sociais para a investigação e intervenção nos processos de formação docente dos professores iniciantes.

Os desafios que são postos diante dessa idéia insistem em estimular os professores a se apropriarem dos saberes de que são portadores e que, por vezes, não conseguem reconhecê-los e apontam para a necessidade de se considerar e reconsiderar alguns conceitos, bem como o uso social que deles se faz dentro do universo profissional dos professores. Dentro desse universo amplo da formação de professores inaugura-se àquela voltada para os professores iniciantes, já que o início de qualquer atividade profissional tem suas particularidades, desafios e angústias ligadas à sensação de temor e insegurança iniciais.

Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa-formação, onde os participantes são ao mesmo tempo sujeitos da pesquisa e se formam com/nela. Josso (2004), uma das responsáveis pela definição da metodologia de pesquisa-formação, afirma que o participante vai produzindo conhecimento durante o trabalho autobiográfico, através da exploração da narrativa de suas experiências e de seus processos formativos. Os participantes aprendentes comentam o desenvolvimento e as modalidades do trabalho biográfico, construindo suas capacidades de escuta e de partilha, atentos às considerações sobre formação tecidas ao longo do trabalho.

Operacionalmente, o grupo de professores iniciantes na educação infantil, da secretaria municipal de educação e os acadêmicos da UEMS (dos anos finais, que já se encontram no estágio), terão encontros mensais com os professores-pesquisadores com 3 horas de duração. Os acadêmicos freqüentarão as salas de aulas dos professores iniciantes durante 7 dias no mês, com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento das aulas e os principais desafios enfrentados pelos professores,  sendo que a esta ação chamaremos de Residência Pedagógica.Os acadêmicos deverão escolher a linha temática que desejam desenvolver sua produção acadêmica, a partir das possibilidades oferecidas pelos professores-pesquisadores (Narrativas e formação docente, Políticas públicas, Educação inclusiva, Educação e diversidade, Literatura e linguagem e outras). Cada linha supõe o estudo de determinados temas e o desenvolvimento de habilidades e instrumentos necessários à pesquisa e ações que serão implementadas.

Os professores-pesquisadores farão reuniões semanais para a discussão e planejamento das pautas desenvolvidas nos encontros com os professores iniciantes e os acadêmicos. Além das reuniões, os professores pesquisadores vão problematizando nas salas de aula (formação inicial) as condições que os graduandos encontrarão nos primeiros trabalhos como docentes, numa tentativa de nutrir a formação inicial a partir da compreensão do funcionamento local das instituições escolares, do cotidiano escolar e do dia a dia da sala de aula.

Os resultados esperados com o desenvolvimento deste projeto é que ele produza conhecimentos na área de formação de professores no que se refere aos dilemas vividos pelo professor iniciante, visando contribuir para a fundamentação de propostas sobre acompanhamento profissional dos docentes iniciantes da educação infantil e educação básica. Apresente critérios e princípios relativos aos maiores desafios vivenciados pelo professor iniciante e as possibilidades de acompanhamentos como base para pensar e propor programas de formação contínua dos professores da educação infantil e educação básica.